Tricô e espionagem na Guerra

5.9.21

 Oi, gente tricoteira!

Precisava dividir com vocês essa curiosidade que me foi passada por uma colega de faculdade, a Vanessa. Valeu Miga! 

Ela me marcou num post do insta e eu fui atrás de maiores informações, pois achei muito interessante e como eu amo história fiquei chocada em não saber disso antes. Mas, agora sei e gostaria de compartilhar essa nova descoberta com vocês também!

Bom, sabe a Segunda Guerra Mundial ? Então, nessa época a espionagem era algo fundamental para obter informações privilegiadas do inimigo. Vários artifícios eram usados para o sucesso da espionagem e o tricô foi um dessas artimanhas usadas. A prática era muito observada na Europa, onde acontecia a guerra com maior intensidade !

Como assim? Pois é justamente isso : algumas espiãs ficavam sentadas na janelas fazendo seu inofensivo tricô enquanto observam a movimentação dos generais, das tropas e soldados nas ruas e assim conseguiam captar informações importantes. Mas, não só isso. Os pontos de tricô eram na convertidos em código morse, o sistema de escrita binário super famoso. Siiiiiim! Código Morse! Desta forma, mensagens eram enviadas escondidas na trama das peças. Muito incrível, não é? Ou seja, as informações secretas estavam nas pontas das agulhas e nas mãos de tricoteiros e tricoteiras daquela época.

tricô na história - sereia tricoteira par Sereia Tricoteira

E há também provas de que o uso do tricô para transmitir mensagens secretas desde a Guerra Civil Americana que ocorreu entre 1861 a 1865.

Fontes:

Espiões tricoteiros

Tricô na espionagem

Mensagens secretas no tricô

Texto em inglês sobre a espionagem e o tricô

Reportagem em inglês sobre tricoteiros espiões

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários