O tricô é o novo Yoga

7.3.19

Saudações sereísticas para todos !

Paul Rogers

Que o tricô é uma prática relaxante de se fazer, todos os tricoteiros já percebiam, mas agora a ciência estuda e comprova todos os benefícios promovidos por essa técnica milenar. Vamos descobrir juntos quais os pontos positivos sobre tricotar que o faz ser comparado com o Yoga.

1. Tricô e saúde cerebral
Há o fortalecimento das funções cognitivas, já que mantém a mente sempre trabalhando de forma intensa e contínua, desde antes de se começar o projeto, no momento mesmo de planejar o que será tricotado. Nesse processo, existe o estímulo das atividades cerebrais, as sinapses, além de reduzir os batimentos cardíacos, a pressão arterial e os níveis hormonais auxiliando no combate do estresse e de seus sintomas.
Um estudo canadense com mulheres anorexas revelou um número surpreendente da melhoria da intensidade de seus medos e pensamentos sobre o distúrbio alimentar: 70% delas apontaram para esse aspecto positivo do tricô.
O ex-diretor do Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria da USP, Elko Perissionitti, lembra que atividades complementares ou integrativas auxiliam no tratamento de doenças crônicas, segundo ele: "Na psiquiatria essas atividades fazem toda a diferença, como no tratamento de depressão, ansiedade e esquizofrenia, mas há benefícios também na clínica médica."
Outra doença cerebral que o tricô pode combater e até mesmo evitar é a demência, assim como doenças relacionadas ao declínio mental.
"

2. Tricô e habilidade motoras

Os movimentos exigidos pelo tricô, assim como a fato de se seguir uma receita, uma lógica para construir um desenho, uma forma ou unir um conjunto de cores proporciona aos tricoteiros uma maior desenvolvimento da destreza, da concentração e do ritmo melhorando significativamente a coordenação. Além disso, se feito de maneira confortável pode aliviar dores crônicas pois o cérebro acaba sendo distraído das dores e se concentrando no ato mesmo de tricotar.



3. Tricô e saúde emocional

Começar um projeto em tricô exige foco e dedicação. Os tricoteiros sentem que tem um propósito, podendo desviar seus pensamentos de ideias negativas, por manter a mente distraída. Sendo assim , a prática do tricô é uma terapia auxiliar contra depressões, estados de tristeza e angústia. Não é a toa que os novos estudos aproximam o tricô de práticas como a  meditação e o Yoga, afirma Hebert Benson, cardiologista americano e professor de medicina integrativa de Havard. Por tudo isso, doenças como depressão, estressem tristeza, solidão podem ser amenizadas ou até mesmo evitadas com o tricô, considerado hoje como uma terapia.

4. Tricô e saúde comportamental

Participar de grupos de tricô pode traz um sentimento de pertencimento e de integração que, ao mesmo tempo, ajuda pessoas de diferentes idades ou características comportamentais a socializar de maneira mais natural. Conversar e compartilhar saberes sobre esse amor em comum pelo tricô facilita no efetivamento de amizades e coleguismos que trazem a vivência em comunidade : essencial para o ser humano que é um ser social por natureza.
A autoestima também é afetada de forma positiva quando tricotamos, alguns motivos podem ser citados, tais como : o sentimento de utilidade, elogios recebidos por projetos, o prazer de ver suas peças finalizadas, poder presentear com peças únicas e especiais, etc.

Veja a sugestão de vídeos abaixo para entender melhor (nos vídeos em inglês e francês não esqueça de habilitar as legendas)






Fontes consultadas:
Folha de São Paulo

Vocês sabia de tudo isso ? Deixe um comentário com a tua opinião !

Peixinhos coloridos !

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários